14.10.22

Pode ter-se debatido na noite com fantasmas e demónios, ou nem sequer ter ido à cama. Talvez os filhos a desgostem na medida em que é humano desgostar ou o marido em certos dias a ignore na medida em que ignorar se torne um imperativo conjugal. Pode ter-lhe faltado dinheiro, saúde, lucidez, remédios, razão, tempo, paciência, sapatos ou carteiras, mas ela chegará feliz e disposta como as infâncias iluminadas, oferecendo-se para serviços, prestando-se a favores, motivando os ensonados, distribuindo rebuçadinhos e boas palavras. 
A mim o seu riso não me rasteira e tampouco me seduz a simpatia. Caem-me mal esses feitios prestativos e bajuladores, revolvem-me o estômago os cumprimentos carregados de melaço, gente que chama babe, 'morlindona, ou que por mensagem distribui sem critério corações e abracinhos. Do tanto que esbanjam, quanto vale o que sobra para aqueles a quem realmente querem bem?