12.4.24

Quase ao mesmo tempo, o rapaz voador e o menino com cabelos de oiro velho e olhos de mar de inverno enredaram-se na trama do enamoramento. E se antes a minha casa já era um lugar de música e cantoria, agora os ritmos são ainda mais sentidos, há neles a perigosa vibração desse estado de fascínio que dispõe a confiar e consentir. Vejo graça em tudo isto. São as paixões que dão fôlego à juventude e só por inveja ou remorso ocorre aos adultos desdenhar. Mas, sendo mãe, assusta-me que se abeirem de precipícios. Como eu gostaria de proteger a sua inocência, rever os caracóis de anjo do mais novo, o modo gracioso de ele tropeçar nas consoantes difíceis, o mais velho horas a fio escondido nas copas das árvores como o barão trepador, venham lanchar, eu chamava da janela e eles voltavam sujos, suados, exaustos de levantar muralhas, combater exércitos de malfeitores, despistar o ferrão dos bichos cujo labor, por vício de curiosidade, perturbavam. Dessa infância de liberdade e fantasia sobrava, ao anoitecer, a água castanha do banho, enquanto límpidos, transparentes, os olhos deles agradeciam.
E agora, não bastassem os corpos feitos e viris, as inquietações, o susto e a pressa de futuros desconhecidos, eis o amor romântico, essa arma de escangalhar corações incautos e que não sabemos se ao longo dos séculos faz correr mais lágrimas ou tinta. Podem dizer dele maravilhas, levantar-lhe estátuas, versejá-lo, invocar o seu nome em vão, acreditar que governa o mundo, pô-lo na boca de cristo, a pés juntos jurar que é por ele que se mata e morre, embrulhá-lo com laço de fita, mas só raras vezes ele se livra de acabar aos domingos na fila do pão, diminuto e resignado, e de se finar amarrado à hipoteca da casa. 
Que ao menos no seu curso inicial, que é tumultuoso, sôfrego e urgente, o amor romântico restaure as cores que o mundo vai perdendo. Porque, sobre todos os imprevistos que alvoroçam o espírito humano, este leva a vantagem do sonho e da ilusão de não estamos sós. Que o prazer justifique o quanto de inocência é dado à troca. E que, embora sendo a primeira, não seja a última vez que assim sucede.